segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Newgrange

No último final de semana fomos visitar um dos mais importantes pontos turísticos da Irlanda, trata-se de Newgrange, uma ‘tumba’ do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne.


   Newgrange fica localizada no Condado de Meath, cerca de 1:00 hora de viagem de carro de Dublin, analisamos a hipótese de irmos de Dart até Drogheda e de lá pegarmos um ônibus até o local, porém os valores e tempo gastos em transporte não valiam a pena em comparação caso optassemos por uma agência de viagem, e foi essa decisão que tomamos, acertamos com a Over The Top Tours por 15,00 euros por pessoa + 3,00 de entrada (para estudante).


Como geralmente tem acontecido, o tempo estava a nosso favor, e apesar do frio fomos contemplados com um lindo dia de sol.
A infra-estrutura do centro de informações de Newgrange é exelente, sua praça de alimentação e museu são ótimos e o visitante já pode ter uma pequena idéia do que esperar!


O tour é realizado em grupos, um ônibus leva os turistas para o local e antes de conhecermos a tumba por dentro uma guia informa toda a história por trás do lindo cenário.
Newgrange foi construída por volta de 3200 A.C., ou seja, é mais velha até mesmo que as pirâmides do Egito e Stonehenge. Pouco se sabe sobre a história do lugar, o túmulo foi deixado intacto por todos os invasores e só foi redescoberto em 1699, sendo que parte da fachada teve que ser reconstruída com materiais que estavam no local.



A câmara mortuária é totalmente escura, exceto por um momento do ano, sempre no dia 21 de dezembro raios de sol entram e iluminam o local, fazendo de Newgrange o mais antigo observatório solar do mundo.
          Quem tem claustrofobia pode passar um pouco de trabalho ao entrar na tumba, pois o espaço entre as paredes é muito pequeno. No centro do local algumas paredes contém desenhos além de 3 bacias de pedras, onde se acredita que contivessem oferendas e ossos dos mortos, infelizmente, não temos temos fotos para mostrar tudo isso para vocês, pois é proíbido o uso de câmeras dentro da tumba. Seu teto, assim como toda sua construção foi de uma época que não havia cimento, então todas as pedras foram colocadas de maneira que encaixassem perfeitamente, impressiona saber que o lugar com seus aproximadamente 5.000 anos continue em perfeito estado!



         Adoramos o passeio, gostaríamos de ter aproveitado melhor e conhecer outros pontos turísticos da região, que é muito rica em história, porém Newgrange já valeu a viagem!!!


Um comentário:

Deixe o seu recado para nós